A radioterapia é uma das estratégias de tratamento para a neoplasia de mama. Com o avanço das modalidades de tratamentos na radioterapia, como Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) e a Arcoterapia Volumétrica Modulada (VMAT) tornou-se possível entregar doses de radiação diminuindo as margens de tratamento e melhorando a conformação da radiação ao volume alvo.

Objetivo: analisar quantitativamente uma técnica híbrida de radioterapia para tratamento de câncer de mama que combina a tecnologia do VMAT com a modalidade convencional 3D-CRT, sendo denominada de Arcoterapia Volumétrica Híbrida (H-VMAT).

Método: para elaboração do plano, adquiriram-se imagens tomográficas de um objeto simulador antropomórfico. Foram elaborados cinco planos híbridos de tratamento: H-VMAT 90% 3D-CRT e 10% VMAT, H-VMAT 80% 3D-CRT e 20% VMAT, H-VMAT 70% 3D-CRT e 30% VMAT, H-VMAT 60% 3D-CRT e 40% VMAT, H-VMAT 50% 3D-CRT e 50% VMAT. 

Resultados: o plano híbrido com melhores resultados dosimétricos apresentados foi o H-VMAT 80% 3D-CRT e 20% VMAT, ao apresentar uma excelente cobertura do volume alvo e doses nos órgãos de risco dentro dos limites, com destaque para a mama contralateral. 

Conclusão: as técnicas híbridas podem ser utilizadas para atender aos índices de conformidade e homogeneidade da dose no volume alvo estabelecidos pelos protocolos internacionais, e ao mesmo tempo uma redução de dose nos órgãos de risco.